Meu dente dói com gelado, será que é canal?

Muitos pacientes me procuram com essa duvida, sentem dor quando comem e bebem algo gelado, quente ou doce, a primeira pergunta que faço é: essa dor passa rápido?

Se a resposta for sim, o problema é sensibilidade dentaria, este fenômeno é muito comum e pode ser causado por diversos fatores, tais como: ingestão de alimentos muito ácidos, retração da gengiva deixando a raiz do dente exposta, cáries, bruxismo ou apertamento dos dentes, este ultimo acomete pacientes que sofrem de ansiedade ou estão passando por estresse.

A dor causada pela sensibilidade é bastante intensa, mas, passa rápido, removendo o estimulo doloroso sessa a dor, pode ocorrer em certo período e em outro desaparecer, de tempos em tempos fica mais forte e em seguida diminui.

Calma! Sensibilidade dentária tem tratamento, o uso continuo de creme dental para dentes sensíveis resolvem o problema de pacientes que tem raizes expostas ou ingere alimentos ácidos, já para os pacientes que sofrem de bruxismo ou apertamento o melhor seria o uso de plaquinha miorelaxante protegendo assim dentes e músculos.

Quando a sensibilidade com gelado ou quente envolve tratamento de canal, geralmente a dor é intensa e prolongada, vai aumentando conforme o tempo e vem acompanhada de outros sintomas como dor irradiada para mandíbula, lado do rosto onde esta localizado o dente, dor no ouvido e ao mastigar, dor difusa ou localizada.

Esses sintomas são causados por inflamação da polpa conhecida como pulpite, inicialmente a dor é aumentada com gelado e após a pulpite instalada a dor melhora com o gelado, quando chega nesse ponto praticamente nenhuma medicação é capaz de remover a dor, a única solução é fazer o tratamento de canal.

Por isso é muito importante mantermos as visitas periódicas com nosso dentista em dia, a prevenção ainda é o melhor custo beneficio.

Dra. Adriana G. Araujo
CRO-SP 106.430
whats 12 9 8144 5991
dra.adriana.g.araujo@gmail.com

Veja também