Mente Sã, Corpo São

Hoje venho falar com você, leitor, sobre a psicossomática. Você já pensou o quão complexo é o nosso cérebro?! Com suas espetaculares e respectivas funções e, reações da emoção no nosso corpo. A complexa ligação mente e corpo.

A Psicossomática estuda e trata da relação mente e corpo…”tudo o que sua mente diz”, ou seja, tudo o que você pensa e mesmo que não fale, reflete em seu corpo. Podendo haver somatizações.

Psiquê (alma) e soma (corpo), psicossomática, a ciência que estuda a relação e conexão entre mente e corpo.

Em todos estes anos de atuação, sempre me deparo com pacientes com sintomas psicossomáticos, desde a ansiedade até algo mais grave. O mundo atual exige muito das pessoas, e você? já parou para pensar se exige muito de você também ou não?! Você realmente fala o que sente ou apenas o que pensa?! Quem fala apenas o que pensa, “guarda” muitas coisas para si, podendo acarretar as somatizações.

Ponho você à refletir um pouco sobre o que é saúde, bem-estar e felicidade. Você é realmente feliz, pleno(a) de saúde física e mental?! Infelizmente a resposta será não…mas por que disto?! Venho explicar que porque estamos acostumados a falar mais o que pensamos do que realmente sentimos e assim vamos somatizando muitas coisas em nós como: medos, angústias, inseguranças, baixo auto-estima, entre outros.

Desde uma simples dieta que não deu certo , uma simples alergia e até doenças mais graves podem ser psicossomáticos. Cito um exemplo… trabalho com dieta psicológica, auxiliando o(a) paciente a ver se a fome que tem é emocional ou física, sendo emocional fazemos o tratamento e/ou orientação e, assim obterá excelentes resultados que antes não conseguia. Você sabia que há diferença entre a fome emocional e a fome física?!

Apesar de muito se ter evoluído, ainda há preconceitos em tratamentos psicológicos…bom seria se todos tomassem a consciência da tamanha importância de se cuidar da mente para plenitude.

Proponho à você , leitor, pensar mais em você como pessoa, pensar em suas emoções e ações para depois pensar no outro, não no sentido de egoísmo e sim de auto-conhecimento e auto-ajuda para poder se sentir bem e poder se sentir melhor ainda com o outro depois; seja na vida pessoal com amigos, familiares e, vida profissional. (Se amem mais para poder amar o outro).

Busque a verdadeira felicidade dentro de você e se precisar não sinta vergonha e nem medo de dizer: “Quero e preciso de ajuda.” Isto é um grande passo para a sua tão almejada felicidade, saúde e bem-estar.

Desejo à todos a maior felicidade do mundo e que sejam todos vencedores e realizadores de seus sonhos. Pense sempre positivo e veja o lado positivo de toda situação ruim. Seja forte, você pode. Dê valor ao que você tem e não fique apenas pensando no que lhe falta. Eduque sua mente positivamente.

Todos nós somos capazes, de vencermos e de nos curarmos, basta acreditarmos.

Sandra Regina Barbosa
CRP: 06/57588-3

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *