Infecção dentária e riscos a saúde

A boca é o local mais contaminado do corpo humano, estima-se que mais de 750 espécies de bactérias podem estar presentes na cavidade oral, variando de pessoa para pessoa.

Você sabia que essas bactérias podem estar presentes no interior do seu dente provocando a infecção dentária?

Essas infecções podem ser causadas por vários fatores como cáries, tratamento de canal mal sucedidos, problemas gengivais, entre outros. São na maioria das vezes silenciosas com sintomas leves na fase crônica e apenas na fase aguda possuem sintomas bastante dolorosos além de abscesso bucal localizado próximo ao dente acometido.

É nessa fase aguda que o paciente corre maior risco, pois esse abscesso pode se deslocar da zona de origem e percorrer o corpo humano através da corrente sanguínea, dependendo da virulência dessas bactérias, resposta imunológica do indivíduo e falta de tratamento adequado, essa invasão microbiana no sangue pode provocar, sepse que é a infecção generalizada ou endocardite bacteriana, doença que atinge o coração, esses problemas são graves e podem levar a morte.

Por isso a qualquer sinal de “bolinha” de pus na gengiva, bolha ou até inchaços, procure um endodontista, especialista em tratamento de canal, para o correto tratamento dessas infecções dentárias. A prevenção ainda é o melhor custo beneficio!

Dra. Adriana G. Araujo
Especialista em tratamento de canal pela APCD-SP
CRO-SP 106.430
whats 12 9 8144 5991
dra.adriana.g.araujo@gmail.com

Veja também