OS CINCO NÍVEIS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Permitam-me começar com uma citação de Lewis Carroll autor do livro Alice no País das Maravilhas:

  • Pode me dizer, por favor, que caminho devo tomar?
  • Isso depende muito de para onde quer ir – respondeu o gato.
  • Para mim é indiferente – disse Alice.
  • Nesse caso, pouco importa o caminho que toma – replicou o gato.

Como podemos notar se não nos importamos com o caminho que devemos seguir, o caminho é o que menos importa.

Muitos e muitos exemplos de frustrações e infelicidades são resultados da pouca ou nenhuma importância que damos aos caminhos que queremos para a nossa vida.

Longe do materialismo frio e insensível, um dos caminhos mais importantes que devemos seguir com solidez e perseverança, é o caminho do Equilíbrio Financeiro. Atrelado a ele estão todos os nossos sonhos e desejos de termos uma vida em harmonia e feliz.

Por isso estou colocando abaixo, os CINCO NÍVEIS DO EQUILIBRO FINANCEIRO nos quais acredito que, sendo cumpridos e perseguidos com insistência e disciplina, lhes trarão a realização dos seus mais secretos desejos de felicidade.

1) NÍVEL DO AUTOCONHECIMENTO:
Procure saber quem você é e o que realmente quer de sua vida. Busque, analise e obtenha as respostas para construir o seu verdadeiro “EU”. Sem o conhecimento de você mesmo, dificilmente você atingirá os seus objetivos. Um ótimo exercício para buscar o autoconhecimento é a meditação e expressar gratidão a tudo que conseguimos.

2) NÍVEL DA DISCIPLINA:
Outro ponto importante a ser considerado nesse processo é a disciplina. Todos os exercícios que tiver que fazer para cumprir as etapas em sua busca de equilibro financeiro, devem ser feitos e repetidos à exaustão. Não esmoreça nunca e fuja da procrastinação.

3) NÍVEL DO CONTEÚDO:
Procure planilhas que lhe auxiliem na construção de seu plano de vida. Cuidado para não fazer além do que você precisa, pois a sofisticação de algo simples, leva ao desestímulo. Já ouvimos falar que o ótimo é inimigo do bom. Faça contato com um profissional especializado para te orientar e ajuda-lo a ajustar o seu novo comportamento para a busca de equilíbrio financeiro.

4) NÍVEL DO PLANEJAMENTO:
De posse de ferramentas simples e objetivas, construa o seu planejamento financeiro, relacionando tudo que você recebe e gasta em todas as suas atividades semanais, mensais, etc.. Não deixe nada de fora e projete suas contas para o restante do ano, estabelecendo suas receitas e despesas para atingir seus objetivos de poupança e realizações.

5) NÍVEL DO CONTROLE:
Por fim, estabeleça momentos em que você deverá analisar todo o processo de construção do seu equilibro financeiro, a fim de corrigir as distorções que acontecerem fora do que foi planejado. Nunca deixe que seus objetivos sejam alterados. Corrija sim suas receitas e despesas ao longo do processo. Agindo desta maneira, você estará fazendo exatamente o que as empresas bem administradas fazem. A partir dos CINCO NÍVEIS DO EQUILIBRIO FINANCEIRO acima propostos, tenho certeza que vocês encontrarão o seu. Antes de encerrar, gostaria de deixar um exemplo de que realmente funcionam. “É a história da vida de Robert Craig “Evel” Knievel”. Ele foi um dublê, motociclista e artista norteamericano e tinha um lema baseado em 04 palavras: D.A.R.E que significam:

(D) Desejo – (A) Atitude – (R) Repetição – (E) Excelência.

Sucesso a todos.

Waldir A. Oliveira
Consultor de Empresas e Gestor de Negócios

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *