Executiva tem empresa que ajuda quem deseja se estabelecer nos Estados Unidos e no exterior

De imigrante a referência internacional em negócios e educação

Quando chegou à Califórnia, nos Estados Unidos, ainda com 19 anos de idade, a carioca Rosie Roden percebeu que sua trajetória não seria das mais fáceis, pois teria que encarrar um novo idioma e ter muita persistência para concluir os estudos. Seu trabalho árduo foi recompensado alguns anos depois, quando se formou na University of California-Berkley com um diploma de Bacharel em Letras e Ciências, enquanto lidava com as demandas de ser mãe pela primeira vez, estudava em tempo integral e trabalhava com o programa das United Nations para o Meio Ambiente.  Mais tarde, se tornou mestre em Administração Pública e Management  pela Universidade de Harvard. Depois de muita batalha, a brasileira teve seu esforço recompensado e, de imigrante recém-chegada e com proficiência limitada em inglês, Rosie alcançou o cargo de diretora de Desenvolvimento de Negócios Globais da Atlantic American Partners – empresa consolidada no mercado internacional com mais de 48 anos de estrada. 

Além do cargo de destaque, Rosie também tem uma forte ligação com a Educação, porque foi através dessa área que conseguiu conquistar o espaço no mercado de trabalho para si e para outros imigrantes que chegam aos Estados Unidos em busca do tão almeijado sonho americano, a terra das oportunidades. “Costumo falar que já passei por muito do que os meus conterrâneos passam hoje, e que a grande diferença foi a persistência e a oportunidade, e por isso sei da importância de apoiar os outros. Se eu posso, eles também podem”, declara Rosie. Um exemplo disso é a filha da executiva que se empenhou e passou em nove das dez universidades para as quais se candidatou.

Para tal, Rosie é uma das patrocinadoras do Focus Brazil internacional, ambiente no qual compartilha sua trajetória de vida e auxilia a comunidade brasileira ao redor do  mundo quer investir, mas não sabe como fazê-lo. Além dos Estados Unidos, a executiva já passou por países como o Japão, Itália e Inglaterra.

Outro braço da atuação de Rosie no campo da Educação está em terras brasileiras, como conselheira tutorial do Instituto de Segurança Humana da América Latina e Caribe (ISHALC), organização filiada à ONU, que tem como um de seus pilares a garantia do direito básico de acesso a uma educação de qualidade e gratuita. “Para mim, isso significa mostrar para o mundo que existem brasileiros preocupados com os outros, àqueles que não têm oportunidades”. O foco de sua atuação na organização está no direito de crianças de 0 a 6 anos.

No campo empresarial e financeiro, Rosie possui uma vasta experiência trabalhando na América Latina, Ásia e Europa. Antes de ingressar na Atlantic American, a carioca atuou como Diretora de Desenvolvimento de Negócios de um proeminente escritório de advocacia de Orlando, que fornece uma variedade de serviços relacionados à imigração para clientes corporativos e individuais em todo o mundo. Rosie também é membro ativo da Brazilian-Americam Chamber of Commerce e da Harvard Alumni Association na Flórida.

A Atlantic American Partners faz parte de um banco de investimento de 48 anos (CEA Worldwide) com sede em Tampa (EUA). A empresa atua como gestor de fundos de private equity, investindo em nome de investidores institucionais, como bancos, seguradoras, fundos de pensão, etc.

No entanto, havia uma necessidade no mercado de um produto para o investidor imigrante de qualidade institucional e de um fundo de investimento diversificado com critérios que oferecessem estrutura profissional, segurança e uma excelente opção de investimento.

Muitos países, como Austrália, Canadá, França e Estados Unidos, oferecem programas de residência e cidadania para investidores. Na terra do Tio Sam, os vistos de investidores se tornaram muito populares entre indivíduos e famílias interessados em residências permanentes e que desejam uma segunda cidadania. Um dos motivos para essa grande procura é que os EUA oferecem uma economia estável, melhores oportunidades de educação, tranquilidade para a aposentadoria e sua localização ainda está distante da América do Sul.

Pegando um pouco da veia voluntária e solidária de Rosie, a Atlantic American Partners patrocina projetos de investidores imigrantes desde 2010. Desde então, a empresa concluiu com sucesso 35 projetos EB-5, investindo mais de US$350 milhões em capital EB-5, e ajudou mais de 700 famílias de 25 países a obter residência nos Estados Unidos. 

Através de sua ampla rede, seus analistas revisam mais de 300 projetos por ano e selecionam apenas alguns que melhor atendem aos requisitos do programa de residência permanente para o investidor imigrante, ao mesmo tempo em que proporcionam um investimento seguro e permitem um lucro generoso.

Eles selecionam apenas projetos patrocinados pelos principais construtores dos EUA que investem dinheiro real nos projetos. “Em cada um dos nossos projetos, a Atlantic American Partners detém dois assentos com poder de veto e controla as principais questões que afetam nossos investidores, tais como decisões que afetam a criação de empregos, status de imigração, decisões que afetam o valor do ativo e o momento da venda ou saída”, conta Rosie. Além disso, a empresa estrutura uma saída em cada projeto para ocorrer cinco anos após o investimento inicial, para que seja possível devolver o capital dos  investidores após terem recebido seu visto permanente.

Para trabalhar com a Atlantic American Partners como sua diretora de desenvolvimento de negócios globais, Rosie também estabeleceu sua própria empresa de consultoria R3R Group. Fundado em 2018, o Grupo R3R foi criado para prestar serviços de consultoria a empresas e pessoas físicas que desejam se estabelecer nos Estados Unidos e no exterior. R3R ajuda a desenvolver e manter contatos de negócios, identificando e fornecendo soluções de negócios, trabalhando com uma equipe de profissionais de ponta em vários setores.

Rosie Roden

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *