A brasileira que está mudando o ensino de liderança nos Estados Unidos

Se prepare porque está não é mais uma daquelas entrevistas cheias de “contos de fadas” com exemplos de pessoas que estão fazendo diferença no exterior e que não conseguimos nos conectar com suas histórias.

Essa é a história de vida e resiliência de uma brasileira, que assim como todos nós, tem a persistência como meta e a vontade de fazer diferença no mundo em que vivemos como sonho, que de família humilde chegou a cargo executivo na Inglaterra e faz parte do projeto da Harber University, a mais moderna Universidade América com foco em Ensino de Liderança e Coaching, e que está oferecendo cursos com conteúdo para quem não fala a língua.

Melissa Rocha veio de uma família simples do interior de São Paulo, e que por algum tempo se viu morando em um barraco de madeirite construído no terreno de seus avós. A vida era difícil e simples, mas nem por isso me impediu de construir conexões, ter uma infância feliz e cheia de sonhos, afirma.

Melissa é Engenheira de Produção, possui MBA em Engenharia, um MBA em Business Administration concluído na Inglaterra, além de ser Six Sigma Black Belt, possuir formação em Coaching no Brasil, e ter se aprimorado em Liderança e Negociação pela Harvard University.

Desde muito cedo, ao começar a trabalhar, começou a ter contato com pessoas que viajaram para o exterior, e passou a sonhar com viagens ao redor do mundo. Porém era fácil desacreditar na perseverança dessa menina, que até então vivia em condições que eram bem diferentes dos seus sonhos.

Quando decidiu aprender inglês, devido aos recursos escassos, comprava cd’s nas bancas de jornais e usava o percurso de ônibus até o trabalho e da escola para estudar. Duas vezes ao ano, fazia intensivo de férias em escolas da região para desenvolver a língua, e por assim foram por muitos anos, até que conseguisse avançar para aulas particulares ainda no Brasil. Melissa diz que seu primeiro grande passo foi a pós graduação na Inglaterra.

Até então atuava em uma empresa alemã e era professora das redes Senai e Senac.

“Eu nunca havia saído do país, estava guardando dinheiro há anos, vendi tudo o que tinha e fui estudar na Inglaterra. Foram tempos difíceis e de grande aprendizado. A pós era em período integral e eu precisava trabalhar para me manter. De uma posição em liderança no Brasil, fui trabalhar com limpeza de empresas, como garçonete e fazia faxina em casas. Meu foco era terminar a minha pós e voltar para o Brasil.

Ao trabalhar nessas posições, percebi que poucas pessoas falavam comigo, as vezes passavam dias sem receber um bom dia, era como se eu fosse invisível. Passar por essa experiência com certeza me tornou uma pessoa melhor e sou a líder que sou hoje devido a isso”.

Ao retornar ao Brasil, retomou sua carreira em uma multinacional alemã além de retornar o foco ao ensino como professora. Em 2016, foi convidada para assumir uma posição em compras na cidade de Charlotte, na Carolina do Norte.

“Nunca pensei que moraria fora do país novamente, mas a experiencia tem sido maravilhosa e rapidamente percebi que Charlotte seria a nossa casa, porque a cidade é fantástica, com excelentes oportunidades na área industrial, serviços e financeira.

Dei novamente mais um passo para trás, de posição de liderança para liderada, mas com anos de estudo em liderança, mais minhas qualificações e atitudes, me empenhei em crescer e subi para a posição de chefe, gerente e agora diretora”, afirma.

E foi em 2019 que o projeto da Harber Global University tomou forma incluindo foco ao público brasileiro, onde o Mini MBA International in Leadership foi adaptado, incluindo legendas em português nas aulas em inglês. Todos os materiais de apoio e testes foram traduzidos para que os brasileiros tenham acesso a vários conteúdos que até então não eram acessíveis.

A disponibilidade desse conteúdo abriu muitas perspectivas para diversos brasileiros que sonhavam em estudar em uma Universidade Americana.

“Recebi vários feedbacks positivos, de pessoas que sempre sonharam em ter acesso ao Ensino Americano, e que os conhecimentos iriam aprimorar ainda mais suas habilidades de liderança, mas que ainda para quem um dia sonha em aplicar para vagas no exterior, ter uma formação internacional vai dar um grande diferencial no currículo”, conta Melissa.

Em uma ação massiva, a Harber University juntamente com a ACELCE (American Center of Executive and Leadership Coaching Excellence) estão oferecendo bolsas para 10.000 brasileiros com até 90% de desconto no Mini MBA Online em Liderança, para ajudar a retomada do Brasil depois do COVID, além de dar acesso a mais pessoas ao Ensino disponível.

“A ação foi criada focando em todos que sonham em ter um diploma de uma Universidade fora do pais, e além disso para as pessoas que no momento estão desempregadas e que querem dar um “up” no currículo. Ao aplicar, capricha na resposta para aumentar suas chances de ser contemplado a uma bolsa maior. A Acelce e o time da Harber estão buscando pessoas que utilização dessa oportunidade para criar algo único em suas vidas.” Nos conta a Melissa, extremamente tocada com o impacto na economia mundial gerado pelo COVID-19.

Vamos ao bate-bola de perguntas e respostas

Revista Circuito Mais: Por que estudar liderança é tão importante hoje em dia?

Melissa Rocha: O Ensino de liderança é crucial para o desenvolvimento de qualquer indivíduo, não importa se trabalhe em organizações ou se está cuidando do próprio negócio. Através do estudo de liderança que as pessoas aprimoram suas atitudes e competências para compreenderem os impactos de suas ações no mundo, em seus liderados. O que fazemos no dia a dia influencia as nossas possibilidades de sermos reconhecidos ou não. Muitas vezes as pessoas reclamam que outras pessoas que possuem uma formação não tão boa foi promovido(a) ou tem mais “sorte”, mas a verdade é que as atitudes complementam a experiência profissional e a formação, e o curso de liderança ajuda todos a desenvolverem o seu potencial.

Revista Circuito Mais: Qual é o foco do Mini MBA Internacional em Liderança da Harber Global University?

Melissa Rocha: O Mini MBA da Harber tem foco em quatro áreas principais: Ser um melhor líder de si mesmo, Ganhar mais influência na organização, Negociar melhor e Desenvolver uma equipe de alta performance. Gosto bastante do formato do Mini MBA porque ele é bem mais rápido e direto aos assuntos, assim as pessoas não tem que passar meses estudando em um MBA para chegar a conclusão de um assunto, mas ao mesmo tempo é um diploma que está sendo mais reconhecido pelo mercado. Aqui, nos Estados Unidos, está cada vez mais popular, pois o Americano é bastante imediatista e prefere ter resultados agora a investir anos para obter o conhecimento necessário. Oferecer essa visão aos brasileiros é algo que estou extremamente lisonjeada.

Revista Circuito Mais: Qual é a dica que você dá para os brasileiros que desejam ter uma carreira internacional assim como você?

Melissa Rocha: Eu acredito que a chave é a preparação. Focar bastante no que o mercado que deseja, quais são as experiencias e conhecimentos que a vaga que você almeja precisa. Criar uma estratégia para seguir em caminhos parecidos, mas adicionando o que você acredita ser certo cria um diferencial no currículo, que aliado com as atitudes corretas e networking trarão mais possibilidades. Lógico que um Mini MBA como o da Harber será visto com bons olhos também.

Revista Circuito Mais: Qual o maior mito relacionado a liderança que você acredita que as pessoas possuem?

Melissa Rocha: A maioria das pessoas acreditam que liderança é algo que deve ser explorado ou estudado somente por pessoas que estão em cargos maiores e que possuem pessoas se reportando a elas. Porém, isso não é verdade. Para ter mais chances de promoção, as pessoas devem estar preparadas para o cargo, e esse mito faz com que as pessoas não estudem liderança desde cedo e percam várias oportunidades. O ensino de liderança traz a compreensão de como criar conexões, como ser mais influente, como ter o comportamento que as empresas procuram entre tantas outras coisas que aumentam as chances delas de serem contratadas ou promovidas. Ouvi uma vez de um gerente: você tem que agir como se fosse o responsável pela equipe, e vai despertar a atenção das pessoas certas que te enxergarão como preparado(a) para o cargo. Aqui nos Estados Unidos eles usam o termo “Fake it until you make it”.

Redes sociais Harber University Brasil:

Redes sociais Melissa Rocha:

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *