EMPREENDEDORISMO DIGITAL NA ATUALIDADE

Abdel Camará é um jovem guineense, sonhador e polivalente a brilhar em Londres no Reino Unido, atuando como Coach, Empreendedor, Mentor e Palestrante, neste último campo ele partilha os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento pessoal e de negócios.

‘’A minha missão de vida é inpirar e ajudar as pessoas a viver uma vida com propósito, descobrindo todas as suas paixões e potencialidades como humanos. A outra grande missão, talvez a mais desafiante, é a de elevar o sistema educacional da África e criar uma nova geração de jovens visionários e lideres africanos no mundo’’.

Grande Entrevista com Abdel Taborda Camará
O Segredo do empreendedorismo digital

Revista Circuito Mais: Quem é o Abdel Taborda Camará e de onde veio?

Abdel T. Camara: Eu sou uma pessoa de pessoas. Gosto de sentir o calor humano e sinto um prazer enorme em ajudar o próximo a atingir os seus objectivos. Hoje eu sou um coach, mentor, palestrante e empreendedor com a missão de inspirar e ajudar pessoas e empresas/negócios a crescer e viver na sua melhor forma e versão. Para além disso tudo, eu sou marido duma mulher fantástica e pai de duas filhas lindas.

Apesar de ter vivido quase toda minha vida na europa, desde os os 11 anos, entre Portugal e Reino Unido, eu sou natural de Bissau, capital da República da Guiné-Bissau. Um país pequeno e lindo que fica na costa ocidental africana.

Revista Circuito Mais: Empreendedorismo digital: o que significa?

Abdel T. Camara: Em termos práticos, ED significa a capacidade de criação de negócios que funcionam, inteiramente, à base da internet. Mas para mim, tem um significado mais abrangente. Eu defino ED como a forma mais rápida, eficiente e próxima de se conectar com o maior número de pessoas e empresas a nível global, usando a internet e desvalorizando a localização.

Revista Circuito Mais: O que desejava conquistar quando escolheu empreender?

Abdel T. Camara: Empreender por si só já tem um significado muito inspirador para mim porque é a capacidade que um ou mais indivíduos têm de identificar problemas e/ou oportunidades e desenvolver soluções, investindo recursos na criação de algo útil para a sociedade e pessoas. O meu maior desejo é que todos possamos viver uma vida confortável e justa onde a paz, a informação e o conhecimento reinam. E sei que com o empreendedorismo, consigo ajudar muita gente que também poderá ajudar outras em áreas distintas. Assim, o mundo será um lugar muito melhor para todos vivermos com um sorriso nos lábios.

Revista Circuito Mais: Quais os primeiro passos a ter para se iniciar um negócio?

Abdel T. Camara: Na minha opinião, quer seja no negócio ou na vida no geral, o passo mais importante é a definição do objetivo. Depois é traçar um ou vários planos para atingir o objetivo. Mas mais importante que as outras duas, é ação. Sem ação será impossível começar.

É fundamental que tenhamos e saibamos qual o nosso “porquê” antes de embarcar em qualquer atividade, seja ela de caráter pessoal ou de negócio.
Eu costumo usar uma analogia para explicar isso. Para você sair do ponto A para o ponto B em termos de deslocação, você precisa de 3 coisas essenciais e estão inteiramente ligadas e sem uma delas, você nunca chegará ao seu destino.

*A direção exata para onde quer ir (objetivo)

*Um GPS ou mapa que vai dar as coordenadas (Plano)

*E terá que arrancar o carro ou qualquer outro meio de transporte (Ação)

Será que respondi à pergunta? (risos)

Revista Circuito Mais: Quais são os desafios de iniciar nessa área?

Abdel T. Camara: O maior desafio de iniciar um negócio é o mindset, principalmente se você trabalhava por conta de outrem antes de iniciar a sua atividade. Esse é o maior desafio de todos mas o que mais se despreza e menos se fala por aí. A verdade é que se você levar o mindset de empregado para o seu negócio, você nunca terá um negócio sustentável e mais, você será sempre refém do seu “novo emprego”.

Ultrapassando essa barreira do mindset, o segundo grande desafio em criar um negócio rentável é a falta de foco no objetivo e por conseguinte a falta de clientes. Se você não tem clientes, não tem um negócio!

Revista Circuito Mais: Como podemos crescer um negócio existente usando o digital?

Abdel T. Camara: O digital é o crescimento, como costumo dizer. Porque repara, o que faz qualquer negócio ou empresa crescer são clientes. Se não houver pessoas suficientes para comprar os produtos e serviços que uma determinada empresa oferece, não haverá crescimento. Portanto, a maior preocupação de qualquer dono de negócio é ter mais clientes. A única forma de obter clientes, ultrapassando os limites das fronteiras físicas das regiões ou país é o digital, a internet.
A verdade é que hoje, em 2020, há mais de 3.8 bilhões de pessoas usando as redes sociais e este número está crescendo a mais de 9% comparado com 2019. E mais de 5.18 bilhões de pessoas usam o celular para acessar várias plataformas.

Como vê, no digital, nunca haverá o problema de falta de potenciais clientes, para qualquer que seja o negócio que quiser trazer ao mercado.

Revista Circuito Mais: Como o empreendedorismo funciona nas grandes empresas?

Abdel T. Camara: Quando falei em mudar o mindset, é exatamente aqui que deve começar. Se um funcionário de uma empresa não conseguir perceber como funciona o negócio, a 360º, dentro da empresa em que está, então será muito difícil conseguir iniciar e crescer um negócio seu quando sair dessa.

Para o aspirante a empreendedor, o melhor lugar para começar o seu percurso é na empresa em que trabalha, seja ela pequena, média ou grande. Abrace todos os desafios e oportunidades possíveis para tornar-se valioso e visível dentro da organização. Isso ajudará a desenvolver a sua “marca pessoal” e isso, é o seu maior patrimônio nos dias de hoje.

Revista Circuito Mais: Como alcançar o sucesso sendo empreendedor digital?

Abdel T. Camara: O sucesso é algo subjetivo e por isso difícil de definir para todos. Mas em termos gerais e de negócio, o sucesso será sempre o resultado do sucesso dos seus clientes. Por isso eu diria que se conseguir ajudar o maior de número de pessoas/clientes, o seu sucesso será sempre garantido.

Revista Circuito Mais: Como Homem e Negro, qual tem sido o seu maior desafio?

Abdel T. Camara: Eu tenho vários desafios e a maioria delas são lançados por mim para crescer mais a nível interno. Eu tenho uma máxima que diz o seguinte: Eu tenho o controlo total dos meus resultados quando impulsionados pelas minhas ações. No entanto, eu estou atento ao que se passa à minha volta mas não deixo que isso influencie os meus resultados e tento sempre manter um mindset positivo e assumir as minhas responsabilidades. Esse é o primeiro passo do desenvolvimento pessoal. Como homem e nas áreas que trabalho, não há qualquer tipo de desafios. Mas como homem, filho, marido e pai de duas filhas, o meu maior desafio é de estabelecer, respeitar e enaltecer ao máximo a igualdade de gêneros no desempenho das minhas funções, quer sejam na minha comunidade ou no trabalho.

Revista Circuito Mais: Como marketing e venda se complementam?

Abdel T. Camara: Esse é o desafio e o maior desejo de qualquer gestor ou empresa, ver o Marketing e as vendas trabalharem unissonamente como um motor automóvel. O principal objetivo do marketing é abrir portas e acrescentar valor aos produtos e serviços para facilitar a entrada da força de vendas. Em termos práticos, quando o marketing consegue identificar o público alvo e o mercado, a venda acontece duma forma muito mais tranquila e eficaz.

Revista Circuito Mais: Qual o segredo do marketing digital?

Abdel T. Camara: Estratégia e táticas assentadas em ações integradas e bem planejadas. O quero dizer com isso? Bem, o marketing digital não se faz através de estratégias e posicionamentos isolados sem uma plano de comunicação efetiva. Ou seja, não adianta querer fazer google ou facebook ads se o seu website não está otimizado. Um outro exemplo é por exemplo estar focado só numa rede social mas esta não traz leads… então é preciso planejar muito bem e sempre com o objetivo em mente. Não se esqueça da analogia do GPS que eu falei antes (risos)

Revista Circuito Mais: Como montar um briefing de marketing digital?

Abdel T. Camara: Escutando e observando o seu potencial cliente com muita atenção e recolhendo dados. A outra analogia que eu uso sempre para ajudar os meus clientes é a dos médicos. Você já imaginou o que seria chegar no médico e, sem que o médico te pergunte quais são os seus sintomas, passa logo uma receita para você? Seria absurdo não é? Ou então imagina que você diz apenas umas coisas e não fala de tudo, e o médico também não faz perguntas e baseado na informação te passa uma receita que você toma mas passados 2 semanas, você não está muito melhor? Ai você vai procurar um outro especialista e este segundo te manda fazer vários exames e faz muitas perguntas e te pede para experimentar fazer isso ou aquilo antes de diagnosticar o seu problema. Você se sentiria muito mais segura e para além de satisfeita, você iria recomendar esse especialista sempre. Pois bem, no marketing digital não é diferente.

É fundamental que se perceba quem o nosso potencial cliente é, o que faz, como faz, onde passa o seu tempo, com quem, porquê, quais são os seus medos e suas alegrias e etc… Quanto mais informações você tiver do seu potencial cliente, mais fácil será direcionar os seus serviços e produtos para os seus problemas ou objetivos.

Revista Circuito Mais: Deseja consolidar o seu lugar no mercado?

Abdel T. Camara: Não penso nisso dessa maneira egocêntrica mas, quero muito poder ajudar e atingir a vida de milhões de pessoas através do meu trabalho como coach, palestrante, mentor e futuro autor e ativista (estou escrevendo o meu primeiro de vários livros). Esse é talvez o meu maior desafio e acredito que se fizer o caminho sem me preocupar com uma “taça” a recompensa pessoal será muito maior e atingirei essa meta naturalmente. O importante é estar ao serviço de pessoas, é a minha paixão e missão.

Revista Circuito Mais: Mensagem final para os jovens iniciantes.

Abdel T. Camara: Paciência, muito foco no objetivo a longo prazo e consistência no trabalho imediato, de hoje. Com o avançar das tecnologias e em particular na comunicação digital, parece que todo o mundo só pensa em ganhar hoje e se tornar milionário de um dia para o outro. Um escritor americano escreveu um livro muito interessante chamado “O jogo Infinito” que explica a grande diferença entre as empresas que jogam o jogo finito e o infinito. A verdade é que os que estão jogando o jogo infinito, acabam sempre por ganhar porque não há uma data ou hora limite.

Jornalista: Benazira Djoco
Fotógrafo: Jo Hernandes

Contatos:
Facebook: abdeltc
Instagram / LinkedIn / Twitter / Youtube : abdeltcamara

Veja também