• Início
  • Destaques
  • Saboreie a gastronomia alemã e de outros países na MaiFest nos dias 27 e 28 de maio

Saboreie a gastronomia alemã e de outros países na MaiFest nos dias 27 e 28 de maio

Receitas típicas alemãs como o joelho de porco, strudel, salsichões, currywurst e pasta de alho negro junto da programação cultural gratuita caracterizam o evento popular familiar que acontece nas ruas do Brooklin, Zona Sul de São Paulo.

Diversas barracas e tendas de comida junto com restaurantes venderão uma série de iguarias culinárias mundiais na XVIII MaiFest nos dias 27 e 28 de maio cujo tema é Lebenswelt (Mundo da Vida). Haverá grande variedade de pratos alemães como o currywurst, einsbein, salsichões, entre outros, assim como acarajé, nhoque, yakisoba e muito mais, que farão as pessoas se sentirem como se estivessem viajando ao redor do mundo. Os amantes de sobremesas também não ficarão desapontados, pois poderão saborear “pastelninho”, sorbets (doce gelado à base de água indicado para veganos),schokoladenkuchen, para citar apenas alguns. E ainda, o festival contará com vários grupos performáticos, música ao vivo, danças e atividades para toda a família. A entrada, como sempre, é gratuita.

Todo mundo tem que comer, certo? Por que não fazer com proveito e ainda ajudar alguém? A SOBEI – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, está presente na MaiFest há mais de dez anos e todo valor arrecado nos três restaurantes/tendas durante os dois dias de festa é revertido para os projetos sociais da entidade que ajudam cerca de 4.800 crianças na faixa etária de zero a três anos, 1.400 jovens e adultos, 2.100 idosos, totalizando cerca de 8.300 beneficiários anualmente. O cardápio da SOBEI inclui seis pratos, dentre eles estão: Kassler, o qual vem com chucrute; Eisbein, joelho de porco assado à pururuca com chucrute; Salchições; Frango e cupim recheados acompanhados de farofa, todos os pratos citados acompanham salada de batatas. Além do pratos, é servido ainda porções de linguiça, cupim ou salsicha e chopp Ashby, a bebida oficial da festa.
O evento acontece das 10h às 22h, portanto para deixar as pessoas satisfeitas e com energia para curtir a programação cultural gratuita, serão servidos lanches em diversas barracas. No Rei do Joelho terá a famosa churrasqueira giratória com joelho de porco assado e joelho no pão francês, pernil no pão, ambos com vinagrete, porção de joelho picado, Schlachtplatte, prato tamanho família que acompanha 1 joelho inteiro, 4 salsichões, 2 bistecas, salada de batata e chucrute.
Outros points muito visitados são as tradicionais barracas dos salsichões grelhados da Berna, as quais disponibilizam: Cervela, elaborada com carne bovina e gordura suína. O produto não é feito com corantes, sua coloração acontece naturalmente através da defumação. A Kalbsbratwurst tem na composição carne de vitelo, que é mais clara, e por não levar conservante se mantém com a coloração branca. Outra opção é a barraca de especialidades com Kartoffelpuffer, batata alemã com coberturas de purê de maçã, requeijão ou geleia de morango, entre outros.
Quem quiser saborear outros pratos e mais petiscos pode ir ao bar germânico Zur Alten Mühle e experimentar canapés de linguiça no pão preto, o bolinho de carne e linguiça com recheio de queijos ou o prato Chucrute Garnie composto de joelho de porco, kassler, salsichas e batata sauté, o qual pode servir até 4 pessoas.
Durante o fim de semana, as ruas serão invadidas por produtos de criação local que são o patrimônio gastronômico e orgulho de algumas empresas como a Empório da Dona Mita, cujas conservas, antepastos e geleias são de fabricação própria. Um destaque é para a pasta feita de alho negro, o qual possui um alto valor nutritivo, antioxidante e auxilia no processo digestivo.
Doces na MaiFest
A barraca Doçura Doces SP levará “pastelninho”, são pasteizinhos feitos com massa de leite ninho e recheados com Nutella, Ovomaltine, Oreo, nozes, limão e doce de leite.
Já a Que Seja Doce terá doces finos artesanais, como macarons, canelés de Bordeaux, merengues e crème brûlée.
E a Panya Brasil deixará o evento mais gostoso com suas sobremesas, como o Bienenstich, bolo com cobertura de caramelo com amêndoas e Schokoladenkuchen, bolo de chocolate amargo, úmido e macio.
Todos os visitantes merecem aproveitar a MaiFest, independentemente da dieta que seguem por escolha ou por causa de alergias, portanto os veganos e intolerantes à lactose podem se deliciar com os sorbets (doce gelado feito à base de água) da DAS EIS Sorvetes Gourmet. Os produtos são 100% naturais, ou seja, sem adição de qualquer substância química como aromas, conservantes, corantes e gordura hidrogenada. A fabricação é feita com ingredientes frescos como frutas, folhas aromáticas (menta, erva cidreira…), leite e creme de leite fresco.

E ainda esperam por você: maçãs do amor, queijos, camarão crocante, cachorro-quente, produtos lácteos, doces cristalizados e em compotas, frutas banhadas no chocolate, cocadas, brigadeiros, rapaduras, pamonha, bicho-de-pé, entre outros.
Serviço:
XVIII MaiFest
Dias: 27 e 28 de maio
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: Das 10h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br
Obrigada!
Grasieli Évoras
Suggestiva Comunicação
Diretora Juliana Lopes
(11) 9 9175-7454
(11) 5054-0140
(11) 5054-1456
Rua Beijuí, 323
CEP: 04689-000 / Vila Isa – SP

Veja também