RMC cria Câmara Técnica para saneamento básico e sustentabilidade hídrica

Em reunião no município de Santa Bárbara d’Oeste, o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano promoveu hoje uma ação conjunta com o Ministério Público, por meio do Gaema (Grupo de Atuação de Defesa do Meio Ambiente), com objetivo de buscar soluções para recuperação das águas da represa Salto Grande e melhorar o saneamento básico na região da Bacia Hidrográfica do Rio Atibaia, que engloba 18 municípios (sendo nove da RMC), inclusive Americana, onde está localizada a represa.
A atual situação das águas da região foi exposta pelo promotor do Gaema de Piracicaba, Dr. Ivan Carneiro, mas a discussão teve a contribuição também do promotor do Gaema de Campinas – Dr. Geraldo Cabañas, do gerente da Cesteb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Americana – José Ferreira Assis, da assessora técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Laura Estela Perez, assim como da gerente de integração e desenvolvimento tecnológico da Sanasa Campinas – Adriana Isenburg.
Para avançar nessa questão, o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano aprovou nesta reunião a criação de uma Câmara Técnica Especial, com a participação dos agentes ambientais, para discutir questões como construção de reservatórios, captação de água e abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, entre outras demandas. O saneamento básico e a sustentabilidade hídrica é uma das prioridades dentro do Plano de Desenvolvimento Metropolitano (PDUI), que está em desenvolvimento pela Agemcamp e Conselho de Desenvolvimento.
A Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, explica que a reunião de hoje é um importante passo nas ações que já vêm sendo realizadas entre a autarquia do Estado e o Gaema, por meio de reuniões, na busca por reverter a atual situação de poluição das águas da Bacia do Rio Atibaia. A integração entre os diferentes órgãos do poder público também foi ressaltada pelo promotor Dr. Ivan Carneiro. “A questão hídrica e de saneamento básico não é problema de apenas um município e a solução deve ser compartilhada. Cabe aos Prefeitos darem o encaminhamento político e ao Ministério Público, cobrar e apoiar soluções. Nós temos tido um trabalho integrado na Região”. A Bacia Hidrográfica do Rio Atibaia envolve os municípios de Americana, Valinhos, Campinas, Paulínia, Sumaré, Vinhedo, Morungaba, Nova Odessa, Jaguariúna, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Piracaia, Jarinu, Joanópolis, Nazaré Paulista, Jundiaí, Atibaia e Louveira. 
Defesa Civil
A reunião do Conselho, que foi presidida pelo vice-presidente e Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste – Denis Andia, teve a participação de 13 municípios, sendo 9 Prefeitos e quatro representantes, além da presença dos membros do Governo do Estado. Além da questão hídrica, a reunião do Conselho de Desenvolvimento teve apresentação do “Plano de Ação Emergencial para Inundações do Sistema Cantareira”, feita pelo Coronel PM – José Roberto Rodrigues de Oliveira, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Casa Militar. O Plano visa estabelecer ações a serem executadas em caso de situação de emergência.
Fonte: Ana Paula Santos – imprensa.agemcamp@gmail.com

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *