• Início
  • Destaques
  • Quinta do Olivardo revive tradição cheia de sabor e aroma; conheça o Vinho dos Mortos

Quinta do Olivardo revive tradição cheia de sabor e aroma; conheça o Vinho dos Mortos

O nome é assustador, mas a história e o sabor que compõe esta rica tradição portuguesa atraem visitantes de todo o Brasil, todos procurando saber um pouco mais sobre o que é e como surgiu o Vinho dos Mortos. A Quinta do Olivardo, em São Roque, SP, vai reviver essa história cheia de sabor e aroma neste sábado, dia 15/07. Mas e você? Conhece este traço único da cultura portuguesa?
Conta a lenda que o Vinho dos Mortos surgiu em 1807, durante a Guerra Peninsular, período em que as tropas de Napoleão invadiram Portugal. Muitos moradores, com medo de saques, fugiam das vilas antes da chegada dos soldados franceses. Mas antes, todo o vinho era enterrado por entre as videiras, plantações e pastagens.
Quando a guerra terminou, os moradores puderam voltar para suas casas. Curiosos, é claro, buscaram o vinho enterrado e foi aí que a surpresa tomou conta de todos. A bebida estava mais saborosa, o aroma estava incomparável! Graças a temperatura constante e a escuridão proporcionadas pela cova, nascia uma das histórias mais fascinantes da enologia: a tradição do Vinho dos Mortos.
Abertura das covas
Neste sábado, a Quinta do Olivardo vai reviver a surpresa dos colonos portugueses. Só que agora quem vai descobrir o sabor e o aroma incomparáveis do Vinho dos Mortos será o público que estiver em São Roque. O ambiente é magistralmente preparado: à luz da lua, os caminhos por entre as videiras são iluminados com tochas e velas até o ponto em que as garrafas de vinho estão enterradas há seis meses.
A retirada das garrafas da terra é feita pelo próprio público que, em seguida, pode entender por que a tradição portuguesa nunca foi esquecida.
Para deixar a experiência ainda mais especial, a fadista Marly Gonçalves acompanhará o cortejo no caminho das videiras, apresentando os fados clássicos da cultura portuguesa, em voz, violão e guitarra portuguesa.
Sobre a Quinta do Olivardo
Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.
A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo. Nesse guia, os comentários escritos pelos próprios frequentadores pontuam o estabelecimento.
Como Chegar
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Veja também