• Início
  • Destaques
  • Projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição” desembarca em Palmas

Projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição” desembarca em Palmas

A cidade de Palmas recebe entre os dias 21 e 23 de março o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cléo Busatto. O projeto visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de oficina de formação de mediadores. 
“Estou muito feliz por trazer para Palmas o meu projeto e ter a oportunidade de formar mediadores que tornem a literatura literária mais acessível e parte do cotidiano”, conta Cléo Busatto. A oficina gratuita de formação de mediadores de leitura é intitulada “Leitura literária: promoção e formação do mediador” e capacitará mediadores de leitura, por meio da integração da palavra falada e da palavra escrita às diversas áreas de conhecimento. As aulas acontecem na Biblioteca Municipal Santos Dumont e as inscrições podem ser feitas no site http://cleobusatto.com.br.
A primeira edição do De caso com a palavra, realizada em 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas em todo estado. A formação integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura – PELLL, da Secretaria de Cultura do Estado do PR.
SERVIÇO
De caso com a palavra: segunda edição
Local: Biblioteca Municipal Santos Dumont – Avenida José Osório, 1008 – Centro – Palmas/PR
Oficina de Leitura literária: promoção e formação do mediador.
Data: 21 a 23 de março de 2017.
Carga Horária: 40 horas
20 horas presenciais:
1º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h
2º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h
3º dia: 8h às 12h
20 horas-atividade (Elaboração e aplicação de projeto).
Apoio: Copel
Realização: CLB Produções
Apoio Cultural: Biblioteca Pública do Paraná e Plano do Livro Leitura Literatura do Paraná (PELLL)
Incentivo: Secretaria da Cultura do Paraná e Paraná Incentivo à Cultura (Profice)
Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Foi selecionada como finalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário do Brasil, com a obra “A fofa do terceiro andar”. Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP) – Cetrans.
Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora infantojuvenil é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, o paraíso dos Kaingang, O Florista e a Gata, entre outras obras. Mais informações no site:http://cleobusatto.com.br.
Sobre o projeto De caso com a palavra: segunda edição
O De caso com a palavra: segunda edição é um evento literário concebido pela escritora Cléo Busatto e que integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. O projeto foi selecionado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), com apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia), e visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura, da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de duas ações: a oficina de formação de mediadores e o fórum sobre leitura e literatura. Serão realizadas 18 oficinas, em 18 cidades-polo, que irão sediar o trabalho e acolher os profissionais dos municípios vizinhos para a capacitação. A primeira edição do De caso com a palavra, que aconteceu entre 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas.

Veja também