• Início
  • Destaques
  • Prefeitos discutem projetos metropolitanos em Santa Bárbara d’Oeste

Prefeitos discutem projetos metropolitanos em Santa Bárbara d’Oeste

Os membros do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano reuniram-se hoje no município de Santa Bárbara d’Oeste, sob a Presidência do Prefeito Denis Andia, e teve participação de 18 municípios e presença de 9 Prefeitos. Participaram também da reunião do Conselho os Secretários Municipais de Cultura, que reuniram-se em paralelo à reunião para discutir projetos de fomento à Cultura na Região.
A reunião teve também uma apresentação do Instituto de Ações Sociais sobre o projeto RMC 360, que tem como objetivo unir os Prefeitos para apresentar no exterior a força e o potencial econômico da Região Metropolitana de Campinas como forma de atrair investidores internacionais. O advogado Leandro Chaves apresentou o projeto e ressaltou em sua fala que a parceria entre os Prefeitos e o instituto tem o objetivo de fortalecer a economia através de ações sociais, como dar suporte no exterior para os empresários que tiverem interesse à exportação dos seus produtos e serviços, realizar rodadas de negócios e de investidores, apresentar as prefeituras da Região no Exterior e atrair empresas internacionais para a RMC.
Os Prefeitos aprovaram nesta reunião um termo de cooperação para oficializar o projeto metropolitano que prevê o valor de R$ 110 mil para cada município para aquisição de um veículo a ser destinado ao patrulhamento regional. O recurso é um investimento do Fundocamp e foi viabilizado pelo Conselho de Desenvolvimento e Agemcamp com o intuito de contribuir para o fortalecimento das ações integradas de Segurança Pública na RMC. Todos os 20 municípios serão beneficiados.
A Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, explica que o termo de cooperação oficializa a integração entre as Guardas Municipais e as Polícias Civil e Militar. “Este documento é a garantia de que os veículos serão utilizados de forma a cooperar com a Segurança dos Municípios de forma integrada”.
Projeto Futuro: geração de energia sustentável
Os membros do Conselho tiveram acesso pela primeira vez ao pré-projeto que está sendo elaborado pela Agemcamp, para apresentação e apreciação futura do Conselho de Desenvolvimento, que propõe a instalação de usinas em áreas de propriedade das Prefeituras para produção de energia fotovoltaica. O projeto foi apresentado pelos técnicos da Agemcamp – Sergio Machado e Luiz Bordim. Em sua fala, o Presidente Denis Andia ressaltou a importância deste futuro projeto “para geração de créditos financeiros como consequência da redução mensal nos gastos com energia elétrica pelos municípios”. A Diretora Ester Viana reforça que a apresentação refere-se ao pré-projeto, que é inovador, e que para ser concretizado depende da aprovação futura do Conselho de Desenvolvimento.
As vantagens do sistema fotovoltaico são a redução das perdas por transmissão e distribuição de energia, dado que a eletricidade é consumida onde é produzida; redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição; baixo impacto ambiental e rápida instalação devido a sua grande modularidade e curto prazo de instalação, aumentando assim a geração elétrica em determinado ponto.

Veja também