Páscoa de colégio paulistano segue tradição alemã e tem aulas de culinária, pintura de ovos e procura dos ovos deixados pelo coelho

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Por trás das diferentes atividades organizadas no Colégio Humboldt no período da Páscoa, além do plano de fundo pedagógico, está o ensino da multiculturalidade através da Páscoa Alemã, que mistura elementos das tradições germânicas com a cristã e com a mitologia grega. Na semana que antecede o feriado, as crianças produzem, em uma aula de culinária, pratos típicos da páscoa germânica como pães e vão pintar muitos ovos com técnicas variadas de artesanato.
Porém o momento mais aguardado por todos nesta época é a visita simbólica do coelhinho, que esconde ovos de chocolate no imenso jardim, para serem procurados por todas as acrianças, com muito entusiasmo, alegria e encanto. Esta é uma tradição obrigatória na Alemanha. Os pequenos também vão estudar o significado de símbolos como o ovo de Páscoa, e vão participar de brincadeiras ligadas ao tema.
As aulas de culinária são realizadas na cozinha da escola, que é toda projetada para as crianças. Os alunos, com a ajuda dos professores, produzem todo o cardápio pascal que é composto por pão em forma de coelho, da orelha do coelho e a trança de páscoa. As crianças põem a mão na massa literalmente: preparam as assadeiras, arrumam a mesa, cozinham e, claro, experimentam a comida feita por elas.
Elemento muito importante na Páscoa germânica, o ovo está presente nas comidas alemãs, na decoração e nas brincadeiras com as crianças. A tradição de procurá-los no jardim, por exemplo, está baseada na crença dos alemães, e de outros povos antigos, de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da vida. Os pais são instruídos a enviarem à escola seis ovos sem o conteúdo, ou seja, apenas as cascas inteiras. Estas serão trabalhadas e enfeitadas pelas crianças.
“Apresentamos diferentes técnicas de pintar os ovinhos às crianças com o objetivo de desenvolver nelas a criatividade, atenção, motricidade fina, bem como a arte em si e o simbolismo da Páscoa”, afirma Mariane Bischof, coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano do Humboldt. Cada classe decide, assim, de que forma os ovos pintados irão compor o artesanato de Páscoa, que segue para casa. Mobiles, decoração de mesa, corpo de coelhinho, árvore pascoal e muito mais irão enfeitar, assim, os lares nesta importante data.
Sobre o Colégio Humboldt
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.150 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades europeias, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *