• Início
  • Destaques
  • MULHERES DE NEGÓCIO: HISTÓRIAS DE TRANSFORMAÇÃO E EMPREENDEDORISMOS

MULHERES DE NEGÓCIO: HISTÓRIAS DE TRANSFORMAÇÃO E EMPREENDEDORISMOS

Empreender é muito mais que abrir um negócio. Empreender é ter visão, criatividade, inovar, identificar oportunidades e realizar. O desafio não é pouco e torna-se maior quando se decide investir em outro país. Este mês, vamos contar a história de mulheres empreendedoras que vivem na Europa. Elas fazem parte do grupo VIAJANDO MUNDO e trabalham em cooperação sistêmica. Elas se completam e se uniram para oferecer serviços a brasileiros que viajam para a Europa.

SELMA CONRADO-LEGROS

Guia e Travel Designer na Alsácia – França

Criadora da Europa Conexão Alsace

Minha história de transformação começou em 2007, quando deixei uma carreira sólida na área de comunicação numa multinacional em São Paulo para viver duas novas vidas na França: uma pessoal e profissional.
A decisão de mudar de vida e deixar tudo para trás não foi simples, foi uma escolha entre razão e emoção. Como assimilar a ideia de abandonar minha família e minha vida profissional que eu havia conquistado com muito esforço e dedicação para recomeçar do nada num outros país?

“Toda mudança deve partir essencialmente da nossa vontade e de um esforço e de um aprendizado, mas essencialmente de uma paixão”.

Iniciei minha jornada no turismo no Carrefour Voyages na região parisiense. Depois, recebia brasileiros primeiramente na região de Champanhe, onde morei por muitos anos, com visitas em Paris. E atualmente atuo na região da Alsace com passeios na Suíça e Alemanha (Floresta Negra na Alemanha e Alpes Suíços).

« Eu acredito que uma viagem bacana é aquela que te proporciona uma experiência com sentido e transformadora ».

Uma viagem por si é intrinsecamente uma experiência, entretanto penso que uma experiência de viagem diferenciada é aquela com autenticidade e significado.

MULHERES DE NEGÓCIO
HISTÓRIAS DE TRANSFORMACAO E EMPREENDEDORISMOS

É quando perdemos o imediatismo para uma descoberta do “savoir-faire” e o “savoir-vivre” dos alsacianos, e por isso sou adepta ao Slow Travel e ao Turismo de Experiência.
Acredito numa viagem com proposta é oferecer a oportunidade de desenvolver o potencial criativo através da experiências de aprendizagem características na Alsace e dar significado ao que o cliente, degusta, ouve, sente, vê.
Gosto do equilíbrio de tours entre pontos clássicos e natureza com passeios que atentam para sua preservação. Um Turismo Responsável para que todos continuem a viver bem.
“Uma viagem é uma nova forma de se relacionar consigo mesmo e com o mundo”.
Um valor para cada um. Com estas bases desenho uma experiência de viagem com valor particular. Tudo é co-criado junto com meus clientes.

Duas paixões unidas: hoje sou casada, tenho um filho franco-brasileirinho de 9 anos, o Gabriel e realizo o sonho do meu negócio. Como muita coisa na vida não é coincidência mas sim destino ser guia e desenhar viagens na Alsace, vem do encontro de um sonho de adolescência de trabalhar com turismo, somado a experiência de trabalhar com pessoas e para as pessoas e a paixão por viagens. Sou apaixonada pela Alsace e pelo que faço.
Sou Licenciada em Comunicação pela Sorbonne Paris Descartes, Mestre em Marketing de Serviços pela Université de Reims Champagne-Ardenne e em breve serei certificada em enologia pela Ecole de Paris de Formation en Vins COAM, formação em Conhecimento Aprofundando em Vinhos Franceses.

Meus contatos:

+ 337 81 24 55 72

@europaconexãoalsace

europaconexãoalsace.com.

STEPHANIE THUROCZY

Guia de Turismo e Travel Designer especialista em Alemanha e Itália.

Criadora da Smart Travel Europe

Minha história é uma mistura de vivências com diferentes culturas e em diversos lugares. Nasci no Brasil, em São Paulo e cresci numa família multicultural, meu pai é de origem húngara e minha mãe de origem croata. Mas eles cresceram na Argentina e depois emigraram para o Brasil quando já eram adultos. Por isso em casa falávamos espanhol e tenho parentes na Argentina. Mas na mesa não faltava o arroz e feijão!
Sempre me adaptei facilmente e desde cedo aprendi a estar aberta ao novo, ao
desconhecido. Com 15 anos escolhi fazer um intercâmbio para a África do Sul e com 19 anos fui trabalhar por alguns meses na Disney na Flórida. Toda essas experiências me ensinaram muito, como por exemplo ser independente e responsável!
Me formei em Turismo e depois de trabalhar no aeroporto de Guarulhos e em agência de viagem sabia que queria voar. Queria fazer uma experiência no exterior, ver o mundo!
Em 2006 embarquei numa aventura para trabalhar com grupos corporativos na Copa do Mundo da Alemanha. Conheci o amor da minha vida e nunca mais voltei… Somente como turista.
Morei em Berlim, depois na Itália, me casei e fomos morar em Dubai… Lá trabalhei em cia aérea mas dentro de mim sabia que o que eu queria era empreender, inovar e ser dona do meu nariz. Abri uma empresa com um investidor da Arabia Saudita para representar marcas brasileiras de moda nos Emirados Árabes Unidos. Foi a primeira vez que fiz um Plano de Negócio. E depois de apresentar meu projeto ao investidor ele aceitou colocar meu plano em ação.
Depois de algum tempo trabalhando na moda em Dubai, chegou a crise de 2008 e em 2009 minha vida tomou um novo rumo. O meu projeto foi colocado em pausa e engravidei da minha primeira filha, Sophia.
E decidimos voltar para Itália para estar perto da família do meu marido. Logo meus pais decidiram se mudar do Brasil para a Itália e começar uma vida nova ao lado da netinha.
Durante alguns anos trabalhei em outros setores, fazia traduções , fui Personal

Shopper e trabalhei com vendas e desenvolvimento de mercados para a América do Sul para uma empresa italiana de tecnologia. Em 2013 nasceu minha segunda filha, a Giulia.
Depois de alguns anos trabalhando na tecnologia descobri que o Turismo é e sempre foi minha paixão. Nos mudamos para a Alemanha e tivemos muitos desafios, principalmente a adaptação das nossas filhas já que elas não falavam alemão.
Em 2018, na Alemanha, voltei a trabalhar com o Turismo e fundei a Smart Travel Europe, oferecendo o serviço de Guia de Turismo e Travel Designer especialista em Alemanha e Itália. Como Travel Designer monto roteiros personalizados incluindo no itinerário experiências sensoriais únicas em contato com a cultura local, sempre respeitando às necessidades dos clientes.
Para mim é importante que o cliente não precise se preocupar com nada, somente embarcar! Eu me ocupo de todo planejamento e organização. Como guia, ofereço passeios guiados diferenciados e com uma imersão cultural autêntica. Sou adepta do Slow Travel, onde praticar um turismo responsável em conexão com o destino é fundamental.
Meus passeios são flexíveis e personalizados e podem ser feitos com carro privado, trem ou a pé. Você escolhe!
Não vejo a hora de poder receber novamente brasileiros aqui na Europa!

Contatos:

+ 49 151 2878 7045

info@smarttraveleurope

@ste_travels_

ISABEL MIRANDA

Guia de Turismo em Berlim e Criadora do Simplesmente Berlim

Nasci na Bahia e ainda adolescente fui morar em São Paulo, onde estudei Processamento de Dados na Univerdade Mackenzie. O meu trabalho na área de informática em uma empresa alemã me trouxe a Berlim pela primeira vez no ano de 2000, onde fiquei por 2 meses.
Desde esta primeira visita, a capital alemã, com toda a sua carga histórica, me fascinou. A sensação que tinha ao andar pela cidade era de andar sobre um livro de história a céu aberto. Por motivos pessoais retornei a Berlim no final de 2002 mas com a intenção de ficar somente por algum tempo. Ainda pensando em retornar a São Paulo fiz um MBA com o objetivo de ampliar meus conhecimentos e assim me qualificar mais para um retorno ao mercado de trabalho no Brasil.
Enquanto fazia meu MBA criei alguns sites na língua inglesa, o que me inspirou a fazer também um site sobre Berlim, com foco no público brasileiro. Inclusive, neste tempo eu já tinha concluído meu MBA com uma dissertação de conclusão voltada para a área de turismo. E assim nasceu o SimplesmenteBerlim.com – um site voltado para o turista brasileiro.
Apesar de vários amigos que recebi em Berlim me dizerem que minha verdadeira vocação seria a de guia de turismo, até o momento do lançamento do site eu ainda não estava totalmente convencida disto. Mas aparentemente estavam certos, pois visitantes do site começaram a me perguntar se eu não oferecia este serviço. E assim, do SimplesmenteBerlim.com, no final de 2012/ início de 2013 nascia a guia Isabel.
Desde então ofereço tours privados em Berlim e imediações, já tendo acompanhado inúmeras pessoas e grupos pela cidade, mostrando-lhes seus monumentos e contando a sua história que tanto me fascinou. Desde então também já fechei parcerias com outros profissionais e provedores de serviço para complementar e ampliar a oferta para o turista.
Iniciei minha vida profissional na área de informática, mas hoje não me resta dúvidas que foi no turismo e na história que de fato me encontrei e me realizei.
A minha história e experiência me ensinou que podemos nos re-inventar, mas principalmente me ensinou que se tivermos entusiasmo e paixão por aquilo que fazemos seremos empreendedores de sucesso.

Contatos:

simplesmenteberlim@gmail.com

simplesmenteberlim.com

@simplesmenteberlim

CARLA BARDELLE
Guia acompanhante em Milão e região
Sou uma Profissional habilitada, brasileira de Cuiabá com estudos concluídos em São Paulo no colégio Mackenzie, formada em Arquitetura pela faculdade de Veneza. Moro em Milão minha cidade de adoção. Ofereço assessoria personalizada para visitas em Milão e passeios pelo norte da Itália (Museu da Alfa Romeo em Arese, lago de Como, Bergamo, Turim, Genova, Pádua, Verona, Veneza, Autódromo e Villa Reale em Monza).
Minha jornada De 2007 a 2011 colaborei com a Promos (Agenzia Regionale della Camera di Commercio di Milano per l’internazionalizzazione e marketing territoriale), acompanhando Instituições brasileiras em missões pelo norte da Itália. Foi nesse período, que nasceu em mim a vontade de fazer isso com maior preparação do ponto de vista cultural e não só linguístico.
Em 2014 consegui a habilitação, me preparei fazendo cursos de degustação de vinhos, personal shopper, e desde então o mundo do turismo se tornou minha paixão. Hoje faço tour em Milão, onde o O Duomo, que iluminado pelo sol resplende com sua cor branca rosada. Milão me inspirou a realizar o sonho de, através do trabalho, poder transmitir o conhecimento e amor pela cidade e por esse País.
Bergamo conhecida por Le Corbusier “a sublimeonde, da parte alta, se pode apreciar um lindo panorama dos Pré-Alpes e Como que no passado inspirou poetas, compositores e escritores.
Contatos:
@carlabardelle
+ 39 347 273 1645
carla.bardelle@libero.it
guiademilao.com
MARCELA ORSINI
Guia oficial em Oslo e especialista em países nórdicos Criadora da guideNorth
Minha história de transformação começou quando eu decidi me mudar para a Noruega, em 2010, com apenas 22 anos e recém-formada em Letras.
Cheguei em Oslo com o visto de skilled worker, que me permitia procurar emprego e estudar o idioma norueguês. Enquanto as empresas de turismo fechavam as portas para mim, que já era guia de turismo no Brasil, consegui minha primeira oportunidade como professora de português em uma multinacional da área de petróleo.
Foi aí que eu conheci o Angel, um verdadeiro anjo que me indicou para guiar minha primeira viagem pelos países nórdicos. A experiência foi fantástica e descobri ali uma vocação, para mim ser guia é fazer parte do sonho de alguém. Eu estou sempre imaginando por quanto tempo aquela pessoa sonhou em estar fazendo essa viagem e isso me motiva a fazer o que estiver ao meu alcance para que meus turistas se sintam felizes.
Alguns anos se passaram e já viajei por todos os países nórdicos e pela Noruega inteira, trabalhando com grupos que falam português, inglês e espanhol.
Nessa profissão, nunca paramos de estudar. Decidi então fazer o curso de guia local em Oslo, com aulas somente no idioma norueguês. Consegui superar mais esse desafio e agora eu me divido entre passeios exclusivos em Oslo e algumas viagens por ano conduzindo grupos, já que a minha paixão por viajar continua pulsante.
Abri minha própria empresa e apesar dos desafios e instabilidade de empreender, a liberdade que isso me proporciona, não tem preço. Aproveito os meses de baixa temporada do turismo para matar as saudades do Brasil, que nunca sai do meu coração.
Ano passado, quando o mundo parou, todos os meus trabalhos foram cancelados. E mais uma vez, me reinventei. Consegui um contrato para dar aulas de português no ministério das relações exteriores da Noruega, além de dar aulas de sociedade norueguesa para imigrantes.
Eu vejo como duas profissões complementares, com muitas coisas em comum: é preciso estudo, preparo, liderança e muito jogo de cintura para manter a atenção de um grupo. O bom humor ajuda! Quem disse que iria ser fácil? Mas a cada vez que eu me reinvento, mais eu fortaleço a minha autoestima e a certeza de que nós somos capazes de nos adaptar à tudo.
Contatos:
@IguideNorth / marcela_orsini@hotmail.com
MARCIA VEIGA
Guia de Turismo na Inglaterra.
A minha chegada na Europa foi em 1998, com uma mochila e um posto de trabalho na Rádio Bandeirantes em São Paulo que esperava que eu voltasse depois de 6 meses de aventuras.
Depois de 6 meses viajando de trem e ônibus, conhecendo gente nova, culturas e idiomas diferentes, cheguei em Barcelona e me apaixonei pela cidade. Por indicação de uma amiga que conheci durante a viagem, me inscrevi num curso de espanhol numa escola muito concorrida. O curso era bem barato e de alto nível, mas era preciso ser sorteada. E adivinhe? Fui sorteada e aí chegou o momento da grande decisão: voltar ao Brasil e continuar a vida de sempre ou ficar na Espanha, aprender um idioma e deixar a vida me levar?
Claro que optei pela segunda opção! Me desvinculei totalmente da Rádio Bandeirantes, comecei a estudar, a trabalhar e depois de alguns anos tramitei a minha nacionalidade espanhola por tempo de permanência no país. Conclui meus estudos na Universitat de Barcelona com especialização em Guiamento e Planejamento de Roteiros, e comecei a trabalhar com agências de turismo levando aos grupos de espanhóis para conhecer a Espanha.
Minha vontade de crescer trabalhando em agências maiores e aprender um novo idioma me fez mudar para Londres, onde fiz outros cursos do governo local com credenciamento para atender ao público brasileiro e espanhol.
Trabalho como guia de turismo autônoma em Londres desde 2010 atendendo a grupos grandes, famílias pequenas e também aos grupos com deficientes físicos. Durante o ano de 2020 eu também me reinventei e comecei a fazer tours online, inclusive para pessoas cegas.
Durante os tours presenciais, quem não queira fazer o passeio com veículo privado, também há a opção de ser feito em breves caminhadas intercalando com o uso do transporte público (típico ônibus inglês de 2 andares ou metrô). Durante o passeio eu estarei dando informações históricas e curiosas sobre os lugares visitados. Todos os serviços são personalizados e montados sempre em conjunto com o próprio cliente para que o passeio seja do jeito que ele queira.
MEUS CONTATOS:
Whasapp: +44 7979437874
Instagram: @guiasbrasileiros
Site: www.guiatourguides.com

Veja também