Efeito sanfona

Como funciona o ganho de peso? 
O final de ano representa uma ameaça à boa forma e à saúde. Com freqüentes festas de confraternização, ceias de natal e ano novo e o período de férias, muitos descontrolam o padrão alimentar habitual e acabam ganhando bastante peso. 
A maioria das atitudes adotas para redução do peso acorrem em vão ou apenas duram o tempo em que a dieta é feita. É comum encontrar pessoas que emagrecem e voltam a engordar em um prazo muito pequeno de tempo, ou ainda que passam a vida toda “fazendo dieta” sem obter o sucesso desejado. 
Mas como funciona a regra da perda e do ganho de peso? 
Imagine o seu corpo como uma conta bancária. Quando você consome mais do que recebe, seu saldo fica negativo, correto? Já quando o contrário ocorre, ou seja, você consome menos do que recebe, seu saldo fica positivo. Podemos considerar o saldo como sendo nossos estoques de energia, especialmente de gordura. Se ele está negativo ou seja, a pessoa está magra, significa que há gasto e consumo na medida ideal ou ainda que os estoques estão sendo constantemente utilizados. 
Da alimentação diária recebemos calorias e nutrientes e o nosso gasto de energia é proveniente de atividades basais (respiração, batimentos cardíacos e metabolismo) e atividade física (andar, subir escadas, trabalhar, realizar exercícios físicos e outros). Logo, o grande desafio é manter a nossa conta em equilíbrio. 
Outro aspecto interessante é que a grande maioria das pessoas que estão acima do peso querem perdê-lo de forma muito rápida, do dia para a noite! Deve-se refletir: Quanto tempo meu corpo levou para aumentar o peso até hoje? Será que o corpo aceita uma mudança assim tão abrupta? A mesma adaptação que o corpo sofre para ganhar deve ser feita para perder. Se esse tempo não é respeitado, acorre o que chamamos de efeito sanfona. 
A dica para controlar o peso durante essa época é equilibrar um dia de alimentação excessiva com outro dia mais leve. Procure tomar bastante água e consumir frutas, verduras e legumes. Evite consumir alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. Outra dica valiosa é controlar a quantidade quando o tipo de alimento for mais calórico. 
Aproveite as festas com moderação. Prove de tudo, porém controle o quanto você vai comer. Um Feliz Natal e um Ótimo 2010 para todos.
Larissa Faria (crn-3: 21632) é nutricionista clínica funcional e esportiva e presta atendimento em consultório e como Personal Diet. 
19 98122 5741 

Facebook.com/larissafarianutrição 
Instagram @larissafarianutrição

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *