Desfrute do sabor e das vitaminas da Acerola

A acerola, conhecida também como Cereja-das-Antilhas é um fruto de regiões tropicais e o interesse em seu consumo e cultivo acontece desde a década de 40. Por suas propriedades nutricionais tão ricas, a acerola chegou a ser declarada segredo de Estado, sendo sua saída de países onde fosse cultivada e industrializada proibida. Atulamente, o Brasil ocupa a posição de maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola. 
O sabor do fruto é levemente ácido, e além do conhecido alto teor de vitamina C, possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo e ferro. A acerola possui também grandes quantidades de flavonóides que são antioxidantes e auxiliam na prevenção e tratamento de diversas enfermidades, principalmente as cardíacas. Em algumas variedades, a valor de vitamina C chega a ser de até 2 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser cem vezes superior ao da laranja e o limão ou dez vezes ao da goiaba. É preciso o consumo de apenas 6 unidades de acerola para suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto, e o conteúdo de ácido arcorbico de 6 unidades é superior a quantidade da maiorida dos produtos efervecentes.
A melhor maneira de aproveitar a acerola na alimentação é através de sucos, onde a fruta deve ser liquidificada ou centrifugada inteira, e o consumo deve ser feito sem coar o mais imediato possível após o preparo. A acerola pode ser também congelada, sem apresentar perda substancial de vitaminas. 
O sabor cítrico da acerola, harmoniza muito bem com laranja, tangerina, abacaxi e cajú, potencializando o valor de vitamina C consumido. A acerola pode ser também congelada, sem apresentar perda substancial de vitaminas.

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *