O fruto Cranberry, bem popular nos estados unidos, conhecido no Brasil como Oxicoco, tem despertado cada vez mais a atenção da ciência por seus amplos benefícios. Pertencente a família das cerejas e do mirtilho, o cranberry possui cor rosa forte e sabor adocicado, porém com um toque azedo leve. Além de consumidas in natura, o que é muito difícil no Brasil, o cranberry é comumente consumido em sucos e chás.
Dentre suas propriedades nutricionais e terapêuticas, destaca-se a prevenção de problemas no trato genito-urinário, como as infecções, que acometem principalmente as mulheres. A Faculdade de Medicina Harvard, nos Estados Unidos mantém uma série de estudos com a Cramberry e a U.S. Farmacopeia, a “bíblia” americana dos medicamentos, cita como prevenção e tratamento para infecções que tem na bactéria Escherichia coli seu inimigo número 1. Ela é responsável por 90% dos casos de infecções. Segundo as pesquisas, porém, sua atividade fica bastante reduzida em mulheres que tomam duas doses diárias do suco de cranberry, cada uma com 250 mililitros.
Esse resultado costuma ser atribuído às características anti-sépticas da pequenina fruta: por elevar a acidez da urina, ela dificulta a proliferação bacteriana, a grande vilã das infecções urinárias. Mas a ação do cranberry vai além. O segredo está em uma substância chamada antocianidina que é um potente antioxidante e prejudica a aderência das bactérias no trato genito-urinário, afastando a possibilidade de multiplicação dos mesmos.
A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante previne o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de produtos da fruta pode inibir tumores de mama em animais.
A saúde cardiovascular também ganha bastante. Os antioxidantes colaboram na redução do mau colesterol, prevenindo a aterosclerose e outras doenças relacionadas. Além disso, trabalha de forma preventiva e antibiótica em outros órgãos, produzindo efeitos positivos para a saúde.
O suco de cranberry ainda é um produto importado, e portando não está disponível com tanta facilidade. Porém já encontrado em lojas de produtos naturais e em rede de grandes supermercados. A recomendação mínima é de 2 copos, diariamente.