Coração e diabetes

Se você tem diabetes , com certeza já deve ter ouvido do seu médico que agora, com a doença, você tem uma probabilidade maior de ter doenças cardíacas, não é mesmo? Então leia atentamente este texto e esclareça suas dúvidas. 
O coração é responsável por bombear o sangue por todo o nosso corpo. Cada pequena e estreita artéria está trabalhando graças a ele e levando todos os nutrientes aos nossos órgãos inclusive o açúcar. Porém quando esta substância se encontra em excesso na nossa circulação devido a vários mecanismos, a doença se instala. É uma doença sem cura e muito perigosa, pois causa uma reação inflamatória em todo o organismo e, por esse motivo, se mal controlada pode ocasionar infarto, insuficiência cardíaca, AVC, problemas circulatórios graves como aneurismas e amputações, cegueira e problemas renais graves também. 
O que é diabetes? 
Como estávamos falando: diabetes é o excesso de açúcar no nosso sangue. Existem 2 tipos principais de diabetes mais encontrados na população : o tipo 1 e o tipo 2 
O diabetes tipo 1 é ocasionado por uma deficiência de insulina no sangue. Este hormônio, produzido pelo pâncreas, é responsável por captar as moléculas de açúcar na corrente sanguínea e leva-las aos órgãos, nutrindo-os principalmente o cérebro. Geralmente é descoberto ainda na infância ou na adolescência. É aquele em que o paciente faz uso exclusivo de insulina para o controle. 
O diabetes tipo 2 acontece, geralmente ,em pacientes entre 40/50 anos, ocasionada por uma série de fatores, entre eles: genéticos, má alimentação, obesidade e sedentarismo. O organismo destes pacientes se tornam resistentes a ação da insulina, sobrecarregando o pâncreas até, que, com o decorrer do tempo, este órgão para de produzir o hormônio de vez. Nesse tipo de diabetes, o paciente usa medicação para contole e, em muitos casos até a insulina associada. 
Mesmo que, o tipo 2 seja mais frequente, o diabetes tipo 1 também pode causar sérios problemas ao organismo e ao coração principalmente.
 
Como prevenir doenças cardíacas com o controle do diabetes: 
Mesmo que o diabetes não tenha cura, existem meios de tratamento e controle da doença. A mudança de estilo de vida para hábitos mais saudáveis e o uso de medicamentos via oral e/ou insulina, são os principais meios de tratamento e controle da doença. 
Para evitar a evolução da doença e outros problemas, uma das principais e efetivas mudanças de hábitos é o emagrecimento ou o controle do peso do e a prática de exercícios físicos. 
Cuidar da alimentação é outra forma de prevenir as doenças cardíacas e para isso o paciente deve controlar a ingestão de carboidratos como pães, torradas, massas, bolachas, arroz, batata, mandioca, farinha. Isso porque os carboidratos se transformam em glicose quando são absorvidos pelo nosso organismo. Além disso, evitar doces no geral, açúcar, refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas industrializadas e álcool. 
Para os pacientes que possuem diabetes, são indicados alimentos como: frutas principalmente a com casca, grãos integrais, legumes, verduras de preferência cruas e produtos do leite e seus derivados desnatados. Sempre com disciplina de horários para alimentação. 
É muito importante realizar todas as refeições do dia, não pular refeições, e respeitar o horário de cada uma delas. 
É valido lembrar que todos estes cuidados devem ser supervisionados e prescritos pelo seu médico pois cada paciente possui um tratamento específico e que não deixem de cuidar da saúde do coração com seu cardiologista, pelo menos, 2x ao ano para prevenir doenças que o diabetes posa causar. 
Deixe seus comentários e sugestões! 
Até a próxima! 

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *