6 Dicas de Como Manter o Amor no Casamento nos Dias Atuais

Ter uma pessoa para dividir os momentos de alegria e superar as dificuldades é o desejo da maioria dos homens e das mulheres. Mas, a vida a dois nem sempre é tão simples como vemos nos contos de fadas. O que no início parece ser perfeito, com o passar dos meses ou dos anos pode mudar. O desgaste nos relacionamentos tem ligação com diversos fatores, como brigas desnecessárias, mágoas não resolvidas e excesso de tarefas por ambos, o que acaba distanciando o casal.
Pensando em manter a chama do relacionamento sempre acessa e entender melhor o parceiro, a psicóloga e coach Erica Aidar separou seis dicas que vão contribuir para uma relação mais saudável. Confira:
1 – Escolha sempre pelo diálogo: uma situação ou atitude pode incomodar um dos parceiros sem ao menos que o outro tenha percebido algo de errado. Sendo assim, sempre fale sobre suas opiniões e o que está sentindo, para evitar que em longo prazo, esse sentimento volte e seja o motivo de uma discussão.
2- Controle o ciúme: o ciúme é como uma balança, ele não pode pender demais para nenhum dos lados, já que quando em excesso tende a atrapalhar a relação e ser motivo de brigas, discussões e até separações.
3 – Divida os afazeres: com o crescimento do papel da mulher no mercado de trabalho as tarefas que antes só eram realizadas por elas, dentro de casa, passam a ser divididas entre o casal. Afinal, deixar que apenas um se responsabilize por diversas funções pode gerar estresse e desentendimentos. Lembre-se: o trabalho em conjunto valoriza a união e resulta em mais tempo a dois.
4 – Não idealize o parceiro: nem sempre o marido/mulher consegue manter o relacionamento em primeiro lugar, isso porque existem outras tarefas e pessoas que também dependem dele, como os filhos, os pais ou até mesmo os colaboradores na empresa. Devido a essa gama de papeis o companheiro não estará todos os dias carinhoso, atencioso e amoroso. Isso é normal em qualquer relacionamento.
5 – Não seja tão teimoso: insistir em uma discussão mesmo estando errado só vai desgastar a relação. Aceitar o erro, ouvir a opinião do parceiro e pedir desculpas são atitudes que caminham para uma vida a dois mais harmoniosa.
6 – Crie momentos para o casal: a chegada dos filhos ou o excesso de responsabilidades no trabalho acabam gerando distâncias no relacionamento. Para driblar essa correria tenha como hábito marcar na agenda momentos prazerosos a dois. Algumas sugestões são um jantar, mesmo que durante a semana, um cinema ou algo que os dois costumavam fazer no início do relacionamento.
Por Erica Aidar – psicóloga e coach.
Fonte: Priscila Pegatin – priscila.pegatin@sachasilveira.com.br

Veja também