• Início
  • Cultura
  • Campinas recebe sua primeira edição da Virada Esportiva Inclusiva

Campinas recebe sua primeira edição da Virada Esportiva Inclusiva

Campinas recebe, na próxima sexta-feira (29), pela primeira vez, uma edição da Virada Esportiva Inclusiva, um dos principais encontros do esporte adaptado do interior de São Paulo. Das 8h às 12h, na Estação Cultura, aproximadamente 300 pessoas, entre crianças e jovens da cidade e da região, passarão por vivências em dez modalidades esportivas, conhecendo e praticando inúmeras formas de inclusão, em um evento rico em diversidade.

O projeto, idealizado e organizado pelo Instituto Incentivar Esporte e Cultura, tem o patrocínio da WestRock, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo, e parceria com as secretarias de Esporte e Lazer e de Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania de Campinas. O piloto da Virada Esportiva Inclusiva foi realizado em 2017 no município. “Nosso principal objetivo é fomentar a prática esportiva inclusiva e a acessibilidade social, criando um ambiente de convívio entre pessoas com e sem deficiência. E, melhor ainda, por meio da estruturação e uso de espaços físicos públicos”, afirma Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar.

Além de estimular a esportividade e a interação social durante e pós-evento – no intuito de quebrar paradigmas e conscientizar a sociedade como um todo sobre a importância da acessibilidade -, a Virada Esportiva Inclusiva também tem o objetivo de recuperar a autoestima dos participantes, promover saúde e qualidade de vida, oferecer opções de esporte para pessoas com deficiência, ensinar modalidades paraolímpicas, incentivar o uso dos espaços públicos para a prática esportiva, difundir as modalidades inclusivas e diminuir a reclusão das pessoas com deficiência em projetos paradesportivos.

“O contato das pessoas com deficiência e os esportes trazem para a sociedade um novo enfoque sobre o processo de inserção, pois não coloca o deficiente em condição de incapaz. A prática esportiva ressalta as potencialidades e traz, na medida em que estas pessoas são mais aceitas, uma melhora na autoestima e da qualidade de vida. O contato com os esportes desmistifica a imagem de inutilidade e imobilidade da pessoa com deficiência. Esses fatores podem, ainda, favorecer a aproximação e o contato social entre as pessoas deficientes ou não, completa Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, coordenador técnico da Virada Esportiva Inclusiva de Campinas.

“É uma honra para Campinas receber a Virada Esportiva Inclusiva e poder proporcionar essa experiência em um espaço público e, principalmente, para crianças de escolas da rede municipal de ensino. Tenho certeza que será um ensinamento que elas irão guardar para o resto da vida”, disse Dario Saadi, secretário de Esporte e Lazer de Campinas.

“Acreditamos que nosso papel no mundo é cuidar da nossa gente, sejam nossos funcionários ou as pessoas das comunidades nas quais atuamos. Transformar nosso planeta em um lugar melhor para nós e para as futuras gerações faz parte do nosso compromisso, assim, investir na promoção da cultura de inclusão torna-se mais que uma escolha natural, uma ação essencial. Assim surgiu nossa parceria com a Virada Esportiva Inclusiva visando criar laços comunitários fortes e despertar as consciências individual e coletiva, com ações simples, para que o respeito às pessoas seja propagado e, de fato, praticado em nossas vidas”, resume Cynthia Wolgien, Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade WestRock.

Cronograma e Formato

O formato da Virada será em circuito: o público – com e sem deficiência – poderá vivenciar e experimentar dez modalidades paraolímpicas por meia hora cada. Todas terão um coordenador qualificado específico e três instrutores especializados na apresentação do esporte.

  • 8h às 8h30 – Chegada e recepção de escolas e entidades
  • 8h30 – Início das Atividades Esportivas
  • Atletismo – Deficiências Física, Visual e Intelectual
  • Handebol em Cadeira de Rodas ­– Deficiência Física
  • Rugby em Cadeira de Rodas ­- Deficiência Física
  • Basquete em Cadeira de Rodas ­- Deficiência Física
  • Parabadminton ­­- Deficiência Física
  • Futebol de 5 – Deficiência Visual
  • Goalball – Deficiência Visual
  • Voleibol Sentado – Deficiência Física
  • Bocha – Deficiência Física
  • Hockey Sobre Piso – Deficiência Intelectual
  • 11h30 – Finalização das Atividades
  • 11h30 às 12h00 – Despedida dos participantes

Sobre o Instituto Incentivar

O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013, na cidade de São Paulo/SP, por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva Campinas (edição de 2017, vinculada à Virada Sustentável), Manobra da Virada e Manobra do Bem (edições de 2017 e 2018, em parceria com a reconhecida ONG Social Skate). Este foi o ponto de partida na história do Instituto em iniciativas esportivas como cenário para a inclusão social.

Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br

Veja também