Fazenda Floresta

A Fazenda Floresta começou a escrever a sua história a mais de 150 anos atrás, e seis gerações da família Alckmin já lideraram suas lavouras. Neste meio tempo, já viram e fizeram de tudo, e atualmente, todo o trabalho desenvolvido com café é voltado para sustentabilidade e qualidade. A fazenda conta com certificações da Rainforest Alliance, IBD Orgânicos do Brasil, Produzindo Certo e também é associada a BSCA, instituição que regulamenta, apoia e certifica cafés especiais no Brasil.

Além de contemplar as exigências das certificações, a fazenda também executa por conta própria outras ações relacionadas ao bem-estar do meio ambiente, entre elas estão: Uso de 75% de matéria verde vinda da própria fazenda para manutenção das lavouras, práticas agronômicas verdes que reduzem o uso de agroquímicos, colmeias espalhadas pela fazenda para fortalecer a população de abelhas nativas e produtividade das lavouras, uso de energia solar, utilização de toda a água do processamento de café, separação de resíduos recicláveis e não recicláveis da fazenda e seus colaboradores, proteção de águas e nascentes, entre outras ações.

A fazenda também conta com um armazém de benefício e rebenefício com estrutura especializada para cafés especiais e estufamento de container. O Floresta Armazém Gerais tem preparado cafés para exportação e também concursos nacionais relacionados à qualidade.

Atualmente, quem conduz as atividades da Fazenda Floresta são Guilherme e Lara, pai e filha, que sempre andaram juntos pelos cafezais e agora complementam o trabalho um do outro. Guilherme é técnico agrônomo e se dedica à lavoura e gestão operacional de todas 

as atividades da fazenda; e Lara dá ênfase no processamento pós-colheita, qualidade e comercialização dos cafés produzidos. Com esse trabalho desenvolvido em conjunto, hoje é possível encontrar os cafés da Fazenda Floresta do Rio Grande do Sul ao Amazonas, em torrefações e cafeterias especializadas em cafés especiais, e também na Europa, Estados Unidos e Ásia.

Em breve será lançada a marca de cafés torrados da fazenda, que se chama Floresta Coffees, destinada para atender ao consumidor final, estabelecimentos e marcas.

Veja também

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *